Curso: Tecnologia em Sistemas para Internet • 2º semestre
Introdução à Orientação a Objetos (ARQINOO)
Aula 01 — Apresentação da Disciplina e Introdução OO e Java
Prof. José Rodolfo Beluzo
Sumário
- Ementa, objetivos e conteúdo programático
- Bibliografia
- Critérios de avaliação e frequência
- Horário de atendimento do docente
- Intr. à Orientação a Objetos com Java
Ementa
Fundamentos e princípios do paradigma orientado a objetos no desenvolvimento de software.
Objetivos
- Desenvolver sistemas de software baseados no paradigma orientado a objetos.
- Aplicar conceitos e princípios de orientação a objetos para obter códigos que enfoquem
manutenibilidade, extensibilidade e reuso.
Conteúdo Programático
- Classe, objeto, atributos e métodos
- Modificadores de acesso e encapsulamento
- Construtores
- Sobrecarga de métodos e construtores
- Pacotes, constantes e membros estáticos
- Arrays, listas e tipos genéricos
- Manipulação de números, strings e datas
- Composição e herança
- Classes abstratas e interfaces
- Polimorfismo
Bibliografia Básica
- FÉLIX, R. Programação Orientada a Objetos. São Paulo: Pearson, 2016.
- SIERRA, K. Use a cabeça! Java. 2. ed. Rio de Janeiro: Alta Books, 2010.
- WINDER, R.; ROBERTS, G. Desenvolvendo Software em Java. 3. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2009.
Bibliografia Complementar
- BELL, P.; BEER, B. Introdução ao GitHub. São Paulo: Novatec, 2014.
- FREEMAN, E.; FREEMAN, E.; SIERRA, K.; BATES, B. Use a cabeça! Padrões de Projetos. 2. ed. Rio de Janeiro: Alta Books, 2009.
- JUNIOR, P. J. Java – Guia do Programador. 3. ed. São Paulo: Novatec, 2015.
- SANTOS, R. Introdução à Programação Orientada a Objetos usando Java. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.
- SCHILDT, H. Java para Iniciantes. 6. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.
Instrumentos e Critérios de Avaliação da Aprendizagem
A avaliação será realizada por meio de três instrumentos:
- Prova: questões teóricas (sem consulta) e questões práticas (com consulta).
- Exercícios práticos: implementação de atividades de fixação, em sala e extraclasse.
- Projeto: desenvolvimento de software aplicando os conceitos estudados.
Cálculo da Média Semestral (MS):
MS = (PR * 0.40) + (EX * 0.30) + (PJ * 0.30)
Legenda:
MS = Média Semestral
PR = Prova prática com consulta
EX = Exercícios
PJ = Projeto
Os critérios para aprovação, reprovação e IFA (Instrumento Final de Avaliação)
são definidos pela Organização Didática dos Cursos Superiores do IFSP
(Resolução IFSP nº 147/2016).
Horário de atendimento:
Sala J207: Seg, Qua e Qui: 18h-19h
Por que estudar Orientação a Objetos?
- Paradigma dominante no desenvolvimento de software
- Facilita a modelagem do mundo real
- Promove reuso de código e manutenção
- Base para linguagens modernas (Java, C#, Python, etc.)
Conceitos Fundamentais de OO
- Classe – molde que define atributos e comportamentos
- Objeto – instância de uma classe
- Atributos – dados/estado de um objeto
- Métodos – comportamentos/ações
Pilares da Orientação a Objetos
- Encapsulamento
- Herança
- Polimorfismo
- Abstração
Por que Java?
- Linguagem orientada a objetos “pura”
- Portabilidade (JVM)
- Ampla utilização no mercado
- Grande ecossistema (bibliotecas, frameworks)
Instalação do Java
- JDK – Java Development Kit
- JRE – Java Runtime Environment
- JVM – Java Virtual Machine
- Compilador:
javac
- Execução:
java
JVM (Java Virtual Machine)
- Interpreta e executa o bytecode.
- Permite portabilidade: "Write once, run anywhere".
- Gerencia memória e Garbage Collector.
- É o “motor” que roda o programa.
JRE (Java Runtime Environment)
- Contém a JVM + bibliotecas padrão do Java.
- Ambiente necessário para executar programas Java.
- Não inclui ferramentas de desenvolvimento.
- Indicado para usuários que apenas rodam aplicações.
JDK (Java Development Kit)
- Contém o JRE + compilador (
javac) e ferramentas.
- Usado para desenvolver programas Java.
- Necessário para programadores.
- É o kit completo para criar, compilar e depurar.
Relação entre JDK, JRE e JVM
JDK (Java Development Kit)
🔹 Kit de desenvolvimento (compilador, debugger, etc.)
JRE (Java Runtime Environment)
🔹 Ambiente de execução
JVM (Java Virtual Machine)
🔹 Executa o bytecode
Estrutura Básica de um Programa Java
public class HelloWorld {
public static void main(String[] args) {
System.out.println("Olá, mundo!");
}
}
Primeiros Exercícios
- Criar um programa que exiba seu nome
- Criar um programa que some dois números inteiros
- Criar um programa que calcule a média de três notas
Discussão e Encerramento
- Revisão dos conceitos apresentados
- Dúvidas e perguntas