Bloco 1 – Fundamentos (10 questões)
Classes, atributos, métodos e objetos
Este bloco aborda os conceitos básicos de modelagem em POO: definição de classes, uso de atributos, criação de métodos e instanciação de objetos.
1) Em POO, o que melhor descreve uma classe?
2) Os atributos de uma classe representam:
3) Um método em uma classe pode ser entendido como:
4) Em Java, quando dizemos que um objeto é uma instância de uma classe, queremos dizer que:
5) Considere:
Jogador j = new Jogador();. O identificador j é:
6) Sobre construtores em Java, assinale a alternativa correta:
7) O termo estado de um objeto está relacionado:
8) O método
toString() em Java é utilizado, em geral, para:
9) Em uma classe, declarar um atributo como
double saldo; significa que:
10) Sobre a relação entre classe e objeto, assinale a alternativa correta:
Bloco 2 – Encapsulamento e relações (10 questões)
Encapsulamento, static/final, associação, agregação, composição
Este bloco trabalha o controle de acesso aos dados (encapsulamento), o uso de
static e final, além dos tipos de relações entre classes.
11) Encapsulamento em POO está mais diretamente relacionado a:
12) A visibilidade
private em um atributo significa que:
13) Ao declarar
public static int total;, o atributo total será:
14) O modificador
final em um atributo (por exemplo, final double PI = 3.14;) indica que:
15) Em uma associação entre classes:
16) Uma agregação é um tipo de relação em que:
17) Uma composição é caracterizada por:
18) Getters e setters são métodos usados principalmente para:
19) Assinale a opção que apresenta uma vantagem do encapsulamento:
20) Sobre o uso de
static em métodos, é correto afirmar que:
Bloco 3 – Herança e polimorfismo (10 questões)
Herança, classes abstratas, interfaces, sobrescrita e sobrecarga
Este bloco explora a reutilização de código por herança, o papel de classes abstratas e interfaces, e os diferentes tipos de polimorfismo em Java.
21) A herança em POO é usada principalmente para:
22) Em Java, a palavra-chave usada para indicar herança de classe é:
23) Uma classe abstrata em Java:
24) Uma interface em Java define:
25) A palavra-chave
implements em Java é usada para:
26) Sobrescrita de métodos (override) ocorre quando:
27) Sobrecarga de métodos (overload) ocorre quando:
28) Polimorfismo em Java permite que:
29) Considere:
Animal a = new Cachorro();. Essa instrução ilustra:
30) Marque a alternativa que descreve corretamente a diferença entre sobrescrita e sobrecarga: